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Grimório do Mago

 

Grimório do Mago 2.0 - Tutorial Completo

Este Tutorial está dividido em 4 capítulos.

- Capítulo 1: Status e Equipamentos
- Capítulo 2: Habilidades - Nível por Nível
- Capítulo 3: Do Nível 20 ao 90 - Evoluindo o seu Mago
- Capítulo 4: Nível 102 - As Builds Consagradas


A loucura mais linda que eu já vi no Priston Tale! Cool

Capítulo 1
Status e Equipamentos

Este capítulo está subdividido em 4 partes:

- 1.1: Status: Sobre a Inteligência e a Vitalidade
- 1.2: Equipamentos: Mix ou Aging?
- 1.3: Cajado Gótico Vs Varinha Oráculo Vs Cajado Celestial
- 1.4: Os Sets de Status e Equipamentos

1.1 - Status: sobre a Inteligência e a Vitalidade

Os valores de Inteligência e Vitalidade nos sets de Status e Equipamentos estão todos em "XXX". Aqui vai, de antemão, a explicação para eu ter optado por isso: A Inteligência e a Vitalidade de um Mago podem ser upadas à própria maneira de cada um. Apenas deixarei claras as consequências de se optar por uma coisa ou por outra.

Antes de tudo, procure usar um valor de Inteligência que seja divisível por 8. Recomendo isso porque a Inteligência influencia no dano mágico dos Magos, sendo o mínimo somado à Inteligência/8 e o máximo somado à Inteligência/4.

Quanto à relação Inteligência X Vitalidade em si, devo dizer que isso está relacionado à sua Build.
- Um Mago Power (True Power, Full Power) deve deixar o mínimo de Vitalidade para a sua sobrevivência, enquanto coloca todos os pontos restantes em Inteligência.
- Já um Mago Tanker usará o mínimo de Inteligência necessário para os seus Equipamentos e colocará o resto dos pontos em Vitalidade.
- Por fim, os Magos Híbridos escolhem a proporção "3 de Inteligência para 2 de Vitalidade", ou "4 de Inteligência para 3 de Vitalidade".

OBS.: O nível da skill Escudo Energético está ligado também a essa relação entre Vitalidade (HP) e Inteligência (MP). Quanto mais MP e menos HP o Mago tiver, maior deverá ser o LVL da skill. Por isso, um Mago "Pure Spirit" usa até LVL 10 de Escudo Energético, enquanto um "Pure Health" usa LVL 1 ou sequer usa a skill.

1.2 - Equipamentos: Mix ou Aging?

Aqui vai a pergunta primordial sobre os equipamentos. E aqui esta pergunta será respondida.

As Varinhas e Cajados ganham +10 de MP a cada Aging bem sucedido. Sendo assim, o único Mix que vale à pena tanto quanto um Aging é o Cel Mix (+7 Min/Max AP, +5% CR, +50 HP), mas somente na Varinha, afinal, o Cajado final precisa de um Poder de Ataque maior do que +6. Nos níveis intermediários, mesmo que você queira parar no +4, o Aging já é mais vantajoso do que qualquer Mix que dê o mesmo poder de ataque, pois o custo de um Aging até +4 é relativamente baixo.

A partir disso, vai a minha recomendação: use Aging na sua Varinha Obi, na sua Varinha Druida ou na sua Varinha da Fé. Ao chegar no nível 55, use Aging em todos os Cajados que você puder usar (Cajados não valem a pena antes do nível 55), fazendo o maior Aging possível no último Cajado que você puder usar. Na Varinha Arch (se esta for à última), o melhor é o Cel Mix, para oferecer uma opção mais Tanker. Já nas Varinhas 8x, é recomendável Aging, mas você pode usar Cel Mix por ser mais barato. Por fim, se você conseguir uma Varinha Oráculo ou um Cajado Celestial, use Aging!!! Ela poderá ficar mais forte até mesmo do que o Cajado Gótico.

Já os com os Roupões, você precisa ver qual é o seu Roupão final. Se você for um dos Pures que não chegam a ter Talento para usar o Roupão Eterno, use Cel Mix (+50 HP) no último Roupão que você for usar (pode ser o Roupão de Batalha, o Roupão Druida ou o Roupão dos Mestres). Caso você tenha Talento para os Roupões 8x ou o Roupão Eterno, procure usar um com o maior Aging possível - mas cuidado para não quebrar o item!

Quanto aos Roupões temporários - aqueles que você não vai usar para sempre - o esquema é o seguinte: use Aging ou Sparki Mix (+30 Def, +0,6 Abs) nos Roupões 2x, 3x e 4x, e Aging ou Murki Mix (+40 Def, +3,0 Abs) nos Roupões 5x, 6x e 7x. Isto é: só se você quiser, pois pode ser que nem precise!

Outro ponto a discutir: os Escudos. Muitos acham que eles só valem a pena de serem usados por causa do Block e do Cel Mix (+4% Block, +50 HP). Se você não quiser fazer Cel Mix, pode ainda fazer Murki Mix (+5% Block) no caso de você ter uma boa Vitalidade, ou um Aging bem alto (+10 pra cima) caso você tenha muito dinheiro.

Já nas Builds em que é possível usar um Orbital (preferencialmente, nas builds Pure), um Orbital com Aging é uma boa idéia, mas um Murki Mix (+50 Def, +1,0 Abs) é também uma boa opção para níveis intermediários. Por fim, use um Aging bastante alto no seu Orbital 8x ou no seu Orbital Arvenus para aumentá-la ainda mais.

Mais uma coisa: os Colares, Anéis e Sheltom devem ser sempre os melhores, simplesmente porque eles só pedem Inteligência como pré-requisito. Sendo assim, não repetirei: Bellum, Anéis Místicos e Colar Místico (todos MGS), quando você dropar ou o seu dinheiro permitir.

1.3 - Cajado Gótico Vs Varinha Oráculo Vs Cajado Celestial

E como estamos falando de Equipamentos... vamos conhecer as 3 armas mais poderosas do jogo, até o momento.

Primeiro, apresento-lhes o Cajado Gótico, com todas as suas vantagens e "desvantagens":

- Poder de Ataque: 53-60
- Velocidade: 8
- Alcance: 200
- Taxa de Ataque: 180
- Block: 13%
- HP adicional: 25
- MP adicional: 100
- RES adicional: 25
- MP regen: 3,2
- Pré-requisito para usar: nível 100 de personagem

A única desvantagem do Cajado Gótico é que não se pode fazer Mix nem Aging nele. Mas, ao mesmo tempo, isso não é sequer notado, pelos seguintes motivos:

1- Um dos maiores Poderes de Ataque do jogo para armas mágicas;
2- Maior Regeneração de MP do jogo para armas mágicas e não-mágicas;
3- Adiciona 25 HP, 100 MP e 25 RES ao Mago;
4- Não pede nenhum pré-requisito de Status (você pode usá-lo mesmo que tenha todos os Atributos Base).

Porém, existe uma outra Arma do nível 100 que merece destaque; Ela se chama Varinha Oráculo.

No caso, um Aging bem alto nesta Varinha consegue superar até mesmo o Poder do Cajado Gótico (Varinha Oráculo +12 perfeita = Poder 55-60), usando uma varinha você também pode usar um orbital ou escudo, aumentando a defesa, e o melhor: Equipamentos do nível 100 não aumentam de nível quando fazemos Aging neles!!!

A parte ruim disso é que, para usar uma Varinha Oráculo MGS, o Mago teria que ter Força entre 53 e 56, perdendo pontos da Inteligência e/ou da Vitalidade; e para mandar um Aging muito alto, é preciso muito recurso financeiro e também um bocado de sorte - sorte que, hoje em dia para ter uma Varinha Oráculo, já não é mais necessário ser tão rico, coma abertura de Torre sem Fim 1 e 2 elas se tornaram mais frequentes no jogo.

Ainda temos o Cajado Celestial, que possui atributos consideráveis, um perfeito tem dano de 51-68, ou seja, num aging +3 já supera o Cajado Gótico tanto no mínimo quanto no máximo de dano. Possui o mesmo problema da Varinha Oráculo, é necessário 53 a 56 de força. E um outro problema é que se perde defesa, já que não se poderá usar orbital ou escudo. Esse item é um tanto raro, será necessário uma boa quantidade de dinheiro ou sorte para conseguir um. É uma pena esse cajado não possuir block, o que o torna meio desfavorável perante aos outros.

Com isso, você pode seguir dois caminhos:
1- Fazer uma Build que requer Força para usar Varinhas, Cajados e Escudos, esperando conseguir a sua Varinha Oráculo a partir do nível 100 e/ou Cajado Celestial no nível 102;
2- Fazer uma Build de Pure Mage, aproveitando o máximo das vantagens do Cajado Gótico assim que terminar a Quest do nível 100.

Como sempre, a decisão é sua.

1.4 - Os sets de Status e Equipamentos para o level 100.

Aqui, postarei na ordem do set mais Pure para o menos Pure e, para uma melhor divisão, classifiquei os sets em:

- Pure Mages;
- Strong Mages (ou Shield Mages);
- Agility Mages (ou Fashion Mages).

- Pure Mages:
Possuem Força e Agilidade Base; a diferenciação entre os sets acontece no atributo Talento, que é relacionado à Varinha e ao Roupão que podem usar.

Comentário: Os Sets Pure são recomendados até o nível 60; depois disso, as Varinhas passam a pedir Força. Porém, graças ao Cajado Gótico (Arma da Quest do nível 100), os sets Pure tornam-se os mais interessantes para Magos Power a partir dos níveis 10x.

Set 01
Battle Mage
(o mais Pure)

Força = 16 (Base)
Inteligência = XXX (Mínimo 200)
Talento = 19 (Base)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = XXX

Equipamentos: Varinha Obi MGS, Roupão de Batalha MGS, Alma Negra MGS, Botas de Elfo MGS, Protetores Leves MGS, Bracelete Longo.

Comentário: Uma Build com este set pode ser feita desde os níveis iniciais.

Set 02
Dryad Mage
(Pure com um pouco de Talento)

Força = 16 (Base)
Inteligência = XXX (Mínimo 200)
Talento = 31 a 33 (Varinha Druida MGS, Roupão Druida MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = XXX

Equipamentos: Varinha Druida MGS, Roupão Druida MGS, Alma Negra MGS, Botas de Elfo MGS, Protetores Leves MGS, Bracelete Longo.

Comentário: Uma Build com este set pode ser feita desde os níveis 2x/3x. Antes disso, você pode usar o set anterior e ir adaptando a sua Build aos poucos para usar este set.

Set 03
Faith Master Mage
(Pure com algum Talento)

Força = 16 (Base)
Inteligência = XXX (Mínimo 200)
Talento = 51 a 54 (Varinha da Fé MGS, Roupão dos Mestres MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = XXX

Equipamentos: Varinha da Fé MGS, Roupão dos Mestres MGS, Alma Negra MGS, Botas de Elfo MGS, Protetores Leves MGS, Bracelete Longo.

Comentário: Uma Build com este set pode ser feita a partir dos níveis 4x/5x. Antes disso, você pode usar os sets anteriores e ir adaptando a sua Build aos poucos para usar este set.

Set 04
Arch Mage
(Pure com Talento)

Força = 16 (Base)
Inteligência = XXX (Mínimo 264)
Talento = 77 a 81 (Roupões MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = XXX

Equipamentos: Cajado Leve MGS, Varinha Arch MGS, Roupão Ruah MGS, Alma Negra MGS, Botas de Elfo MGS, Protetores Leves MGS, Bracelete Longo.

Comentário 1: Uma Build com este set pode ser feita a partir dos níveis 5x/6x. Antes disso, você pode usar os sets anteriores e ir adaptando a sua Build aos poucos para usar este set.

Comentário 2: Este set é bastante usado, especialmente os Tankers sem Escudo e os Magos até os níveis 6x ou a partir do nível 100, graças ao Cajado Gótico (Arma da Quest do nível 100), pois é o set com a maior vantagem "Defesa + ABS + HP".

- Strong Mages (ou Shield Mages):
Possuem Agilidade Base; a diferenciação entre os sets acontece no atributo Força, que é relacionada ao Escudo que podem usar.

Comentário: Os jogadores mais experientes (6x a 9x) preferem os sets Strong porque as Varinhas e os Cajados dos níveis 70 e 80 pedem Força e, se o Mago não aumentá-la, ele não poderá usar estas Varinhas e Cajados. Ou seja: a maioria das Builds se baseia nos sets Strong.

Set 05
Oracle Mage
(Semi-Pure)

Força = 53 a 56 (Varinha Oráculo MGS)
Inteligência = XXX (Mínimo 264)
Talento = 77 a 81 (Varinhas, Cajados e Roupões MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = XXX

Equipamentos: Cajado do Dragão MGS, Varinha Oráculo MGS, Roupão Ruah MGS, Alma Negra MGS OU Escudo Kite AS/ATA OU Escudo Torre AS/ATA, Botas de Elfo MGS OU Botas de Ferro, Luvas Sagradas MGS, Bracelete Longo.

Comentário 1: Uma Build com este set pode ser feita a partir do nível 60, quando deverá colocar os pontos necessários em Força para usar este set. Antes disso, você deverá usar os sets 01, 02, 03 e 04.

Comentário 2: Este é o set que consegue a maior vantagem no quesito "Poder de Ataque + HP", por isso, é o mais usado pelos Magos Power em nível alto, incluindo os True Power Mages, devido ao seu dano final bastante alto.

Set 06
Blaze Mage
(Com Força)

Força = 62 (Escudo Chama AS)
Inteligência = XXX (Mínimo 264)
Talento = 77 a 81 (Varinhas, Cajados e Roupões MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = XXX

Equipamentos: Cajado do Dragão MGS, Varinha Oráculo MGS, Roupão Ruah MGS, Escudo Chama AS, Botas de Elfo MGS OU Botas de Ferro, Luvas Sagradas MGS, Bracelete Longo.

Comentário 1: Uma Build com este set pode ser feita a partir do nível 67, quando deverá colocar os pontos necessários em Força para usar este set. Antes disso, você deverá usar os sets 01, 02, 03, 04 e 05.

Comentário 2: Este set é muito usado, especialmente por Tankers com Escudo em nível alto, pois o Escudo Chama tem um Block excelente (Perfeito = 18%). Talvez este seja o set mais popular para Magos no Priston.

Set 07
Great Mage
(Com Força para Escudo Grande)

Força = 79 (Escudo Grande AS)
Inteligência = XXX (Mínimo 264)
Talento = 77 a 81 (Varinhas, Cajados e Roupões MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = XXX

Equipamentos: Cajado do Dragão MGS, Varinha Oráculo MGS, Roupão Ruah MGS, Escudo Grande AS, Botas de Elfo MGS OU Botas de Ferro, Luvas Sagradas MGS, Bracelete Longo.

Comentário: Uma Build com este set pode ser feita a partir do nível 70, quando deverá colocar os pontos necessários em Força para usar este set. Antes disso, você deverá usar os sets 01, 02, 03, 04, 05 e 06.

- Agility Mages (ou Fashion Mages):
Possuem Agilidade para usar Botas, Luvas e Braceletes melhores; a diferenciação entre os sets acontece nos atributos Força e Agilidade.

Comentário: Aumentar a Agilidade não é recomendado, pois o Mago fica com pouca Inteligência e/ou pouca Vitalidade em relação aos Magos do mesmo nível, e o ganho em Defesa e em capacidade de Pots devido a um melhor Bracelete não compensa a perda de HP, MP e Poder de Ataque.

Set 08
Elven Oracle Mage
(Com um pouco de Agilidade)

Força = 49 a 52 (Varinha Oráculo MGS)
Inteligência = XXX (Mínimo 264)
Talento = 77 a 81 (Varinhas, Cajados e Roupões MGS)
Agilidade = 24 a 26 (Botas Longas MGS, Bracelete Elfo MGS)
Vitalidade = XXX

Equipamentos: Cajado do Dragão MGS, Varinha Oráculo MGS, Roupão Ruah MGS, Alma Negra MGS OU Escudo Kite AS/ATA OU Escudo Torre AS/ATA, Botas Longas MGS, Luvas Sagradas MGS, Bracelete Elfo MGS.

Comentário: Uma Build com este set pode ser feita a partir do nível 67, quando deverá colocar os pontos necessários em Força e depois em Agilidade para este set. Antes disso, você deverá usar os sets 01, 02, 03, 04 e 05.

Set 09
Holy Wing Mage
(Com Agilidade)

Força = 53 a 56 (Varinha Oráculo MGS)
Inteligência = XXX (Mínimo 264)
Talento = 77 a 81 (Varinhas, Cajados e Roupões MGS)
Agilidade = 44 a 45 (Botas Sagradas MGS)
Vitalidade = XXX

Equipamentos: Cajado do Dragão MGS, Varinha Oráculo MGS, Roupão Ruah MGS, Alma Negra MGS OU Escudo Kite AS/ATA OU Escudo Torre AS/ATA, Botas Sagradas MGS, Luvas Sagradas MGS, Bracelete Alado MGS.

Comentário: Uma Build com este set pode ser feita a partir do nível 69, quando deverá colocar os pontos necessários em Força e depois em Agilidade para usar este set. Antes disso, você deverá usar os sets 01, 02, 03, 04, 05 e 08.

Set 10
Blaze Fashion Mage
(Com Força e Agilidade)

Força = 64 (Luvas de Bronze MGS, Escudo Chama AS)
Inteligência = XXX (Mínimo 264)
Talento = 77 a 81 (Varinhas, Cajados e Roupões MGS)
Agilidade = 45 (Botas Sagradas MGS, Bracelete Mágico MGS)
Vitalidade = XXX

Equipamentos: Cajado do Dragão MGS, Varinha Oráculo MGS, Roupão Ruah MGS, Escudo Chama AS, Botas Sagradas MGS, Luvas de Bronze MGS, Bracelete Mágico MGS.

Comentário: Uma Build com este set pode ser feita a partir do nível 73, quando deverá colocar os pontos necessários em Força e depois em Agilidade para usar este set. Antes disso, você deverá usar os sets 01, 02, 03, 04, 05 e 06.

Set 11
Great Fashion Mage
(Com Força e Agilidade para todos os Equipamentos)

Força = 79 (Escudo Grande AS)
Inteligência = XXX (Mínimo 264)
Talento = 77 a 81 (Varinhas, Cajados e Roupões MGS)
Agilidade = 72 (Botas Inferno MGS)
Vitalidade = XXX

Equipamentos: Cajado do Dragão MGS, Varinha Oráculo MGS, Roupão Ruah MGS, Escudo Grande AS, Botas Inferno MGS, Luvas Inferno MGS, Bracelete Inferno MGS.

Comentário: Uma Build com este set pode ser feita a partir do nível 76, quando deverá colocar os pontos necessários em Força e depois em Agilidade para usar este set. Antes disso, você deverá usar os sets 01, 02, 03, 04, 05, 06 e 07.

Capítulo 2
Habilidades - Nível por Nível

Antes de mais nada, aqui estão os pontos de Skills que um personagem ganha até atingir o nível 119 - limite de nível no Priston Tale Brasil:

SP's: 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 26, 28, 30, 32, 34, 36, 38, 40, 42, 44, 46, 48, 50, 52, 54, 55*, 56, 58, 60, 62, 64, 66, 68, 70, 70*, 72, 74, 76, 78, 80, 80*, 80*, 82, 84, 86, 88, 90, 92, 94, 96, 98, 100, 102, 104, 106, 108, 110, 112, 114, 116, 118. (59 SP’s).

*: SP's extras, ganhos devido às quests do nível determinado.

EP's: 60, 62, 64, 66, 68, 70, 72, 74, 76, 78, 80, 82, 84, 86, 88, 90, 92, 94, 96, 98, 100, 102, 104, 106, 108, 110, 112, 114, 116, 118. (30 EP’s).

Agora, o tópico se subdivide em duas partes:

- 2.1: Gastando os SP's: Tiers 1, 2 e 3
- 2.2: Gastando os EP's: Tier 4

É muito simples: você pode escolher um set qualquer de Skills das Tiers 1, 2 e 3 e combiná-la com um set qualquer de Skills da Tier 4, desde que a combinação tenha algum fundamento. Só para ilustrar, digo que um set de Skills de Tiers 1, 2 e 3 especial para Suporte não deve ser combinada com um set de Skills de Tier 4 especial pra Power, pois a Build final não terá fundamento nenhum.

Observação: alguns sets de Skills funcionam para 2 ou mais tipos de Builds diferentes.

2.1 - Gastando os SP's: Tiers 1, 2 e 3

Vamos então aos sets de Skills com os pontos de cada nível distribuídos. A ordem das Builds é "Power -> Híbrido -> Tanker". Abaixo de cada set de Skills vem um comentário sobre o que o Mago pode fazer com aquilo.

Set 01 (Build Full Power) - usado pela mais nova geração de Magos Power: os "Full-Power", existem 3 tipos de FullPower - by Planta & Fullmet4l

Tier 1
Agonia = 10, 18, 20, 28, 32, 34, 72, 76. (nível 8)
Fagulha = 12. (nível 1)
Zenith = 14, 94, 96, 98, 100, 102, 104, 106, 108, 110. (nível 10)
Bola de Fogo = 16. (nível 1)

Tier 2
Mestre da Mente = 22, 112, 114, 116, 118. (nível 5)
Watornado = 24. (nível 1)
Encanto = 26. (nível 1)
Raio da Morte = 30. (nível 1)

Tier 3
Escudo Energético = 40, 42, 44, 46, 48, 50, 70, 74, 78, 92. (nível 10)
Terremoto = 36, 70, 80, 80, 80, 82, 84, 86, 88, 90. (nível 10)
Espírito Elemental = 38, 52, 54, 55, 56, 58, 62, 64, 66, 68. (nível 10)
Espada Dançante = 60. (nível 1)

Comentário: Aqui temos a maneira mais ofensiva de upar as skills, especialmente se for combinada com Vitalidade Base (21) e altíssima Inteligência. A prioridade é o dano por hit, e o Terremoto no LVL 10 será uma skill poderosíssima, e é combinada à Onda de Fogo e ao Meteoro (skills da Tier 4) que também conta com Espírito Elemental qua adiciona mais 20% de dano. Já o Escudo Energético no LVL 10 é a compensação defensiva que essa Build de Mago tanto precisa. Indicado de Iron 2 para frente. Existem ainda variações onde se pega os pontos de Zenith e coloca-se em Mestre de Mente, que serve para aguentar por mais tempo o Escudo Energético e/ou ficar mais tempo atacando antes de fazer Agonia ou usar pot de MP. E por último o que seria a versão mais power mesmo, investir os pontos em Raio da Morte o consumo de RES é alto, mas o dano é bem considerável, é indicado para mapas de lvl elevado, matar monstros no x1.

Set 02 (Build True Power) - usado pelos conhecidos Magos "True Power"  possuem 2 possibilidades - by Pedro & HellShAdOw88

Tier 1
Agonia = 10, 18, 20, 28, 32, 34, 70, 74. (nível 8)
Fagulha = 12. (nível 1)
Zenith = 14. (nível 7)
Bola de Fogo = 16. (nível 1)

Tier 2
Mestre da Mente = 22, 112, 114, 116, 118. (nível 5)
Watornado = 24. (nível 1)
Encanto = 26. (nível 1)
Raio da Morte = 30, 84, 92, 94, 96, 98, 100, 102, 104, 106 .(nível 10)

Tier 3
Escudo Energético = 40, 42, 44, 46, 48, 50, 72, 76, 78, 82. (nível 10)
Terremoto = 36, 70, 80, 80, 80, 86, 88, 90. (nível 8)
Espírito Elemental = 38, 52, 54, 55, 56, 58, 62, 64, 66, 68. (nível 10)
Espada Dançante = 60. (nível 1)

Comentário: Aqui a prioridade é o combo de Magias; assim, o Terremoto tem o delay exato para combinar com Onda de Fogo e Meteoro e causar o maior dano possível. Isso se consegue nos níveis 8x; a partir daí, aumenta-se Agonia para o nível 8 e Escudo Energético até o nível 10 para uma defesa melhor, os próximos pontos vão para Raio da Morte, que pode ser usado para combates a longa distância. Ainda existe uma versão um pouco mais defensiva que apenas ao invés de se investir em Raio usa-se pontos restantes de modo que vão para mesclando entre Mestre da Mente e Zenith, isso até que chegue no nível 100, então coloque Mestre da Mente no LVL 10, e depois continue investindo em em Zenith.

Set 03 (Build Power) - usado por Magos Power ou por Magos Híbridos mais voltados a Power - by Makalobo

Tier 1
Agonia = 10, 18, 20, 28, 32, 34, 70, 74. (nível 8)
Fagulha = 12. (nível 1)
Zenith = 14, 98, 100, 102, 104, 106, 108, 110, 112, 114. (nível 10)
Bola de Fogo = 16. (nível 1)

Tier 2
Mestre da Mente = 22, 116, 118. (nível 3)
Watornado = 24. (nível 1)
Encanto = 26. (nível 1)
Raio da Morte = 30, 78, 82, 84, 86, 88, 90, 92, 94, 96. (nível 10)

Tier 3
Escudo Energético = 40, 42, 44, 46, 48, 50, 72, 76. (nível 8)
Terremoto = 36, 70, 80, 80, 80. (nível 5)
Espírito Elemental = 38, 52, 54, 55, 56, 58, 62, 64, 66, 68. (nível 10)
Espada Dançante = 60. (nível 1)

Comentário: No nível 96, o Raio da Morte, o Terremoto e o Espírito Elemental estarão no seu nível final, assim como a Agonia e o Escudo Energético. Com isso, o Mago matará muito bem, tanto em 1x1 quanto em área. O resto dos pontos vai em Zenith, última skill defensiva que vale a pena aumentar. É possível também adiantar uns pontos em Mestre da Mente.

Set 04 (Build Híbrido) - usado por Magos Híbridos

Tier 1
Agonia = 10, 18, 20, 28, 32, 34, 70, 70. (nível 8)
Fagulha = 12. (nível 1)
Zenith = 14, 76, 82, 84, 86, 88, 90, 92, 94, 96. (nível 10)
Bola de Fogo = 16. (nível 1)

Tier 2
Mestre da Mente = 22, 98, 100, 102, 104, 106, 108, 110, 112, 114. (nível 10)
Watornado = 24. (nível 1)
Encanto = 26. (nível 1)
Raio da Morte = 30. (nível 1)

Tier 3
Escudo Energético = 40, 42, 44, 46, 48, 50, 72, 74, 116, 118. (nível 10)
Terremoto = 36, 78, 80, 80, 80. (nível 5)
Espírito Elemental = 38, 52, 54, 55, 56, 58, 62, 64, 66, 68. (nível 10)
Espada Dançante = 60. (nível 1)

Comentário: Com este set de Skills, o Mago terá um bom dano final, com Terremoto 5 e Espírito Elemental 10. A capacidade de tankar também será boa, e com Zenith em nível alto desde o nível 96, o Mago tankará facilmente em GL, podendo tankar até em Ice. Existe ainda a alternativa de atrasar Zenith e upar logo Mestre da Mente para ter um melhor MP nos níveis 8x e 9x.

Set 05 (Build Tanker) - usado por Magos especializados em tankar em BC e em Lost

Tier 1
Agonia = 10, 18, 20, 28, 32, 34, 70, 70. (nível 8)
Fagulha = 12. (nível 1)
Zenith = 14, 82, 84, 86, 88, 90, 92, 94, 96, 98. (nível 10)
Bola de Fogo = 16. (nível 1)

Tier 2
Mestre da Mente = 22, 76, 78, 80, 80, 80, 100, 102, 104, 106. (nível 10)
Watornado = 24. (nível 1)
Encanto = 26. (nível 1)
Raio da Morte = 30. (nível 1)

Tier 3
Escudo Energético = 40, 42, 44, 46, 48, 50, 72, 74, 116, 118. (nível 10)
Terremoto = 36, 108, 110, 112, 114. (nível 5)
Espírito Elemental = 38, 52, 54, 55, 56, 58, 62, 64, 66, 68. (nível 10)
Espada Dançante = 60. (nível 1)

Comentário: Com isto, você fará do seu Mago uma parede sólida e odiada em BC, ou uma parede sólida e admirada em Lost. De qualquer maneira, será uma parede sólida. Você tankará bem em todos os níveis e mapas. Se quiser, pode ainda atrasar Zenith e upar Mestre da Mente para um maior MP e uma melhor manutenção do Escudo Energético.

2.2 - Gastando os EP's: Tier 4

Set 01 (Build Power) - o mais usado pelos Magos Power

Chama Elemental = 60. (nível 1)
Onda de Fogo = 62, 64, 68, 90, 92, 94, 96, 98, 100, 102. (nível 10)
Distorção = 66, 104, 106, 108, 110, 112, 114, 116, 118. (nível 9)
Meteoro = 70, 72, 74, 76, 78, 80, 82, 84, 86, 88. (nível 10)

Set 02 (Builds Power/Tanker) - usado pelo "Hunter Bless" Power Mage ou por alguns Tankers - by Makalobo

Chama Elemental = 60, 86, 88, 90, 92, 94, 96, 98, 100, 102. (nível 10)
Onda de Fogo = 62. (nível 1)
Distorção = 66, 68, 64, 72, 74, 76, 78, 80, 82, 84. (nível 10)
Meteoro = 70, 104, 106, 108, 110, 112, 114, 116, 118. (nível 9)

Set 03 (Build Híbrido) - o mais usado por Magos Híbridos

Chama Elemental = 60. (nível 1)
Onda de Fogo = 62, 102, 104, 106, 108, 110, 112, 114, 116, 118. (nível 10)
Distorção = 66, 68, 64, 90, 92, 94, 96, 98, 100. (nível 9)
Meteoro = 70, 72, 74, 76, 78, 80, 82, 84, 86, 88. (nível 10)

Set 04 (Build Tanker) - o mais usado por Magos Tankers

Chama Elemental = 60. (nível 1)
Onda de Fogo = 62, 104, 106, 108, 110, 112, 114, 116, 118. (nível 9)
Distorção = 66, 68, 64, 82, 84, 86, 88, 90, 92, 94. (nível 10)
Meteoro = 70, 72, 74, 76, 78, 80, 96, 98, 100, 102. (nível 10)

Capítulo 3
Do Nível 20 ao 90 - Evoluindo o seu Mago

Ultimamente, muitos Magos têm vindo perguntar como saber se o seu Mago está bem construído durante os níveis mais baixos (2x, 3x, 4x, 5x, 6x). Foi pensando nisso que este capítulo foi criado.

Logo abaixo estão descritas as situações ideais para a maioria das Builds de Mago nos níveis 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80 e 90. Vale lembrar que as Builds Pures não estão incluídas neste Tutorial de evolução - para incluí-las, basta interromper a evolução dos Equipamentos e gastar todos os pontos de Status em Inteligência e/ou Vitalidade, apenas.

Nível 20
Agonia e Bola de Fogo

Um Mago, quando começa a evoluir, precisa ter em mente duas coisas: INTELIGÊNCIA e VITALIDADE (ou só Inteligência, se o Mago quiser ser um Full Power). Talento serve somente para usar Varinhas e Roupões. Já a Força e a Agilidade, DEIXE SEMPRE BASE.

Com os SP's, compre o LVL 1 de todas as skills da Tier 1 e upe a Agonia com os SP's que sobrarem, inclusive o SP do nível 20.

Ao chegar neste nível, o Mago deverá ter a capacidade de upar facilmente em Ruinen ou com alguma dificuldade em Terra Maldita, além de conseguir fazer sem muita dificuldade a quest do nível 20 (1º Desafio de Classe). Suas skills mais usadas serão a Agonia, para recuperar Mana, e a Bola de Fogo, para ataque.

- Status -
Força = 16 (Base)
Inteligência = 77 a 110 (Varinha dos Elfos MGS, ou tudo que sobrar)
Talento = 33 (Varinha dos Elfos MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 21 (Base) ou até 54 (Tudo que sobrar)

- Equipamentos -
Varinha Élfica MGS;
Roupão Élfico MGS;
Amuleto da Caveira MGS;
Botas de Elfo MGS;
Protetores Leves MGS;
Bracelete Longo;
Fadeo MGS;
Colar e Anéis Preciosos +3 MGS.

- Skills -
Agonia 3;
Mestre da Mente 0 (espere para comprar a skill no nível 22);
Resto no LVL 1;
Não sobra nenhum SP.

Nível 30
A Evolução da Agonia

No início dos níveis 2x, aumente logo a Inteligência para poder usar a Varinha Druida e o Roupão Druida. Em seguida, continue aumentando Inteligência e Vitalidade. No final, coloque um pouco de Talento para o Roupão Nymph. Vitalidade é upada com o resto dos pontos (caso não seja um Full Power).

Com os SP's, é só comprar todas as skills da Tier 2 e continuar upando a Agonia com os SP's que sobrarem.

No nível 30, o Mago deverá ter a capacidade de upar sem grandes problemas em um spawn tranquilo de Terra Esquecida ou com alguma dificuldade nos HS's. Suas skills mais usadas serão a Agonia, para recuperar Mana, e a Bola de Fogo ou o Watornado, para ataque.

- Status -
Força = 16 (Base)
Inteligência = 112 a 162 (Roupão Nymph MGS, ou tudo que sobrar)
Talento = 36 (Roupão Nymph MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 21 (Base) ou até 71 (Tudo que sobrar)

- Equipamentos -
Varinha Druida MGS;
Roupão Nymph MGS;
Orbital MGS;
Botas de Elfo MGS;
Protetores Leves MGS;
Bracelete Longo;
Sparki MGS;
Colar e Anéis Mágicos +1 MGS.

- Skills -
Agonia 4;
Resto no LVL 1;
Não sobra nenhum SP.

Nível 40
Preparando-se para a Tier 3

Nos níveis 3x, a Vitalidade é upada até atingir o valor de 75, caso tenha upado ela. Depois disso, comece a colocar todos os pontos que sobrarem na Inteligência (se você já fazia isso, continue). O Talento servirá para poder usar os Roupões do seu nível. E lembre-se, nenhum Cajado vale a pena de ser usado, diante de uma boa Varinha Druida.

Com os SP's, você deve prestar atenção: a skill Agonia chegará ao LVL 6 no nível 34. Não gaste os SP's dos níveis 36, 38 e 40; guarde-os para a Tier 3.

No nível 40, o Mago deverá ter a capacidade de upar facilmente em Terra Esquecida ou com alguma dificuldade em Oasis, além de já conseguir fazer a quest do nível 40 (2º Desafio de Classe). Suas skills mais usadas serão as mesmas: Agonia para recuperar Mana e Bola de Fogo, Watornado ou Raio da Morte para ataque.

- Status -
Força = 16 (Base)
Inteligência = 149 a 203 (Tudo que sobrar)
Talento = 45 (Roupão dos Discípulos MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 21 (Base) ou até 75

- Equipamentos -
Varinha Druida MGS;
Roupão Discípulo MGS;
Orbital Arch MGS;
Botas de Elfo MGS;
Protetores Leves MGS;
Bracelete Longo;
Raident MGS;
Colar e Anéis Mágicos +3 MGS.

- Skills -
Agonia 6;
Resto no LVL 1;
Sobra 2 SP's (servirá para comprar o LVL 1 de Terremoto e Espírito Elemental).

Nível 50
A Evolução do Escudo

Nos níveis 4x, continue aumentando a Inteligência, além do Talento para Roupões e a Vitalidade no máximo até 75. No nível 50, você trocará de Varinha, passando a usar a Varinha da Fé.

Com os SP's, upe sempre o Escudo, e somente o Escudo (exceção para aqueles SP's guardados para comprar o LVL 1 do Terremoto e do Espírito Elemental), até ele chegar ao LVL 6. Você não precisa ainda de Espada Dançante, e só precisará para poder abrir a Tier 4.

No nível 50, o Mago será uma máquina de matar e tankar em qualquer mapa do seu nível. As skills mais usadas serão, a partir de agora, a "Tríade do Mago": Agonia para recuperar Mana, Escudo para defesa e Terremoto para ataque.

- Status -
Força = 16 (Base)
Inteligência = 180 a 234 (Tudo que sobrar)
Talento = 64 (preparando-se para o Roupão Santo MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 21 (Base) ou até 75

- Equipamentos -
Varinha da Fé MGS;
Roupão Arch MGS;
Amuleto Orbital MGS;
Botas de Elfo MGS;
Protetores Leves MGS;
Bracelete Longo;
Trans MGS;
Colar e Anéis Encantados +1 MGS.

- Skills -
Agonia 6;
Escudo 6;
Espada Dançante 0;
Resto no LVL 1 (incluindo Terremoto e Espírito Elemental);
Não sobra nenhum SP.

Nível 60
A Evolução do Espírito Elemental

Nos níveis 5x, continue aumentando a Inteligência, além do Talento para Roupões e a Vitalidade no máximo até 75. No nível 55, você poderá usar o Cajado Leve (o único que vale a pena antes do nível 65), alternando entre Cajado e Varinha + Orbital. No nível 60, você troca de Varinha novamente.

Já nas skills, upe a skill de Espírito Elemental - ela não faz muita diferença neste momento, mas é a melhor para ser aumentada (no LVL 10 você sentirá a diferença). Espada Dançante servirá apenas para você poder fazer a quest do 60, e mais nada.

No nível 60, o Mago deverá ser capaz de upar facilmente em Campo de Batalha (D3) ou com uma pequena dificuldade em Caverna das Abelhas ou Terra Proibida (D4), além de concluir a quest do nível 60 (3º Desafio de Classe). Agora, além da "Tríade do Mago", você precisará usar o Raio da Morte como skill de ataque 1x1, para fazer a quest do 60. Porém, Raio da Morte LVL 1 já faz um estrago no Raymon, então, não precisa upá-lo.

- Status -
Força = 16 (Base)
Inteligência = 216 a 274 (Tudo que sobrar)
Talento = 74 a 78 (Roupão Místico MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 21 (Base) ou até 75

- Equipamentos -
Varinha Arch MGS;
Cajado Leve MGS;
Roupão Místico MGS;
Angel MGS;
Botas de Elfo MGS;
Protetores Leves MGS;
Bracelete Longo;
Murki MGS;
Colar e Anéis Encantados +3 MGS.

- Skills -
Agonia 6;
Escudo 6;
Espírito Elemental 6;
Resto no LVL 1 (incluindo Terremoto);
Não sobra nenhum SP ou EP.

Nível 70
O "Milagre" da Multiplicação das Builds

A partir de agora, as regras passam a não ser mais tão rígidas - e por isso precisamos pensar direito sobre o que devemos fazer com os pontos ganhos a partir de agora. Em outras palavras, este é o momento de pensar se você quer ser um Mago Power, Híbrido, Tanker ou qualquer outra Build existente ou inédita.

Nos níveis 6x, começamos a pensar na próxima Varinha... ela pede Força. Por isso, se você não for Pure, escolha um momento para aumentar a Força. De qualquer maneira, o melhor é que você tenha Força para usar Luvas Sagradas MGS no nível 70 - podendo usar as Varinhas e Cajados MGS de níveis 7x e 8x. Coloque o resto dos pontos em Inteligência.

Com os SP's, termine de upar o Espírito Elemental (LVL 10 no nível 68). No nível 70, começam as divergências de uso dos SP's. O Mago Full Power aumentará o Escudo para LVL 7 e o Terremoto para LVL 2; já os outros Magos Power, uparão a Agonia vai para o LVL 7 e o Terremoto para o LVL 2; por fim, os Magos Híbrido e Tanker upam a Agonia até o LVL 8. Já com os EP's que você passou a ganhar, você deve comprar o LVL 1 de todas as magias e, com os 2 pontos que sobrarem, você deve escolher entre upar Ondas de Fogo (Power ou Full Power) ou Distorção ("Hunter Bless", Híbrido ou Tanker).

No nível 70, o Mago deverá ser capaz de upar bem em Calabouço 3º andar (Dun3) ou em Santuário Sombrio (DS), podendo até se arriscar nos HS's de lá. Agora, além da "Tríade do Mago", você ainda usará as skills Onda de Fogo e Meteoro, fazendo Combo de Skills.

- Status -
Força = 16 (Base) ou 48 (Luvas Sagradas MGS)
Inteligência = 236 a 294 (tudo que puder)
Talento = 77 a 81 (Varinhas, Cajados e Roupões MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 21 (Base) ou até 75

- Equipamentos -
Varinha Mágica MGS;
Cajado do Caos MGS;
Roupão de Episcopais MGS;
Orbital Astral MGS OU Escudo Kite/Torre AS;
Botas de Elfo MGS;
Luvas Sagradas MGS;
Bracelete Longo;
Murki MGS OU Devine MGS;
Colar e Anéis Selados MGS (os melhores que puder).

- Skills - (Full Power)
Agonia 6;
Escudo 7;
Terremoto 2;
Espírito Elemental 10;
Ondas de Fogo 3;
Resto no LVL 1;
Não sobra nenhum SP ou EP.

- Skills - (Power ou True Power)
Agonia 7;
Escudo 6;
Terremoto 2;
Espírito Elemental 10;
Onda de Fogo 3;
Resto no LVL 1;
Não sobra nenhum SP ou EP.

- Skills - ("Hunter Bless")
Agonia 7;
Escudo 6;
Terremoto 2;
Espírito Elemental 10;
Distorção 3;
Resto no LVL 1;
Não sobra nenhum SP ou EP.

- Skills - (Híbrido ou Tanker)
Agonia 8;
Escudo 6;
Espírito Elemental 10;
Distorção 3;
Resto no LVL 1 (incluindo Terremoto);
Não sobra nenhum SP ou EP.

Nível 80
A Escolha dos Equipamentos

Nos níveis 7x, a grande maioria dos Magos continua com a mesma trajetória de uma Build Pure ou Semi-Pure (a maioria das Builds de Mago são feitas assim). Neste caso, é só continuar pondo os pontos em Inteligência (264, pelo menos; aumente se for Power) ou em Vitalidade (aumente se não for Power). Porém, com todos os mínimos necessários em Inteligência e Vitalidade, este é o momento de começar a aumentar os pontos, para quem quer uma Build Fashion ou com Escudão.

Nas skills, o Mago Full Power upará a Agonia para o LVL 8, o Escudo para o LVL 9 e depois o Terremoto para o LVL 5. Já os outros Magos Power aumentarão a Agonia e o Escudo para o LVL 8, o Terremoto para o LVL 5 e o Raio da Morte para o LVL 2. O Híbrido aumentará o Escudo para o LVL 8, o Terremoto para o LVL 5 e o Zenith para o LVL 2. Já o Tanker upará o Escudo até o LVL 8 e, em seguida, o Mestre da Mente até o LVL 6. Com os EP's, se você fizer a Build "Hunter Bless", upe Distorção até LVL 8; caso contrário, é Meteoro até o LVL 6.

No nível 80, o Mago deverá ser capaz de matar ou tankar muito bem nos HS's de Calabouço 3º andar (Dun3) e Santuário Sombrio (DS). O Combo de Skills se mostra cada vez mais importante para os Magos Híbridos ou Power, enquanto o Tanker se sentirá mais tranquilo, graças ao seu Terremoto LVL 1 e ao aumento do MP.

- Status -
Força = 16 (Base) ou 49 a 52 (Cajado do Dragão MGS) ou 62 a 64 (Escudo Grande AS) ou 79 (Escudo Grande AS)
Inteligência = 264 a 350 (Se for Power, aumenta tudo que puder)
Talento = 77 a 81 (Varinhas, Cajados e Roupões MGS)
Agilidade = 14 (Base) ou 24 a 26 (Botas Longas MGS, Bracelete Elfo MGS) ou 44 a 45 (Botas Sagradas MGS)
Vitalidade = 21 (Base) ou até 140 (Se for Tanker, aumenta tudo que puder)

- Equipamentos -
Varinha dos Apóstolos MGS;
Cajado Antigo MGS OU Cajado do Dragão MGS;
Roupão da Salvação/Alquimista/Astral MGS;
Orbital Salamandra MGS OU Escudo Kite/Torre AS/ATA OU Escudo Chama AS OU Escudo Grande AS;
Botas de Elfo MGS OU Botas Longas MGS OU Botas Sagradas MGS;
Luvas Sagradas MGS OU Luvas de Bronze MGS;
Bracelete Longo OU Bracelete Elfo MGS OU Bracelete Mágico MGS;
Devine MGS OU Celesto MGS;
Colar e Anéis Selados MGS (os melhores que puder).

- Skills - (Full Power)
Agonia 8;
Escudo 9;
Terremoto 5;
Espírito Elemental 10;
Ondas de Fogo 3;
Meteoro 6;
Resto no LVL 1;
Não sobra nenhum SP ou EP.

- Skills - (Power ou True Power)
Agonia 8;
Raio da Morte 2;
Escudo 8;
Terremoto 5;
Espírito Elemental 10;
Ondas de Fogo 3;
Meteoro 6;
Resto no LVL 1;
Não sobra nenhum SP ou EP.

- Skills - ("Hunter Bless")
Agonia 8;
Raio da Morte 2;
Escudo 8;
Terremoto 5;
Espírito Elemental 10;
Distorção 8;
Resto no LVL 1 (incluindo Meteoro);
Não sobra nenhum SP ou EP.

- Skills - (Híbrido)
Agonia 8;
Zenith 2;
Escudo 8;
Terremoto 5;
Espírito Elemental 10;
Distorção 3;
Meteoro 6;
Resto no LVL 1;
Não sobra nenhum SP ou EP.

- Skills - (Tanker)
Agonia 8;
Mestre da Mente 6;
Escudo 8;
Espírito Elemental 10;
Distorção 3;
Meteoro 6;
Resto no LVL 1 (incluindo Terremoto);
Não sobra nenhum SP ou EP.

Nível 90
Builds Prontas

Nos níveis 8x, muitas Builds já estarão terminadas; as que não estiverem terminadas ficarão prontas no nível 90. Aí é que os nomes se definem: Power, True Power, Full Power, Híbrido, Pure Tanker, Shield Tanker, Fashion... e por aí vai. A lista é impressionantemente grande. Como os Status podem ser os mais variados possíveis, eu não falarei mais deles aqui (o Capítulo 1 e o Capítulo 4 são os mais indicados para ver isso com detalhes).

Nas skills, temos também uma variação enorme; porém, é possível definir quais são upadas em cada caso. O Mago Power terá Terremoto no LVL 5, LVL 8 ou LVL 10 (Power, True Power e Full Power, respectivamente). O resto dos pontos vai para a Agonia, que deverá ficar no LVL 8 para todas as Builds, e depois para o Raio da Morte (Power, True Power e "Hunter Bless") ou para o Escudo (Full Power). Já o Híbrido upará Zenith ou Mestre da Mente, e o Tanker upará Zenith sem parar.

Com os EP's, o Mago Power (exceto o "Hunter Bless") upará Meteoro até LVL 10 e, em seguida, voltará a upar Ondas de Fogo. O "Hunter Bless" upará a Distorção até o LVL 10, e passará a upar o Chama Elemental. O Híbrido upará o Meteoro até o LVL 10 e depois continuará a upar a Distorção. E, por fim, o Tanker upará a Distorção com todos os pontos, para só depois voltar a upar o Meteoro.

No nível 90, o Mago já não é mais considerado o super-matador que era antes; mas isso não é problema. Para um bom jogador, o Mago continua sendo um bom char, qualquer que seja a sua Build.

- Status -
Força = 16 (Base) ou 53 a 56 (Varinha Wyvern MGS) ou 62 a 64 (Escudo Grande AS) ou 79 (Escudo Grande AS)
Inteligência = 264 a 419 (Se for Power, aumenta tudo que puder)
Talento = 77 a 81 (Varinhas, Cajados e Roupões MGS)
Agilidade = 14 (Base) ou 24 a 26 (Botas Longas MGS, Bracelete Elfo MGS) ou 45 (Botas Sagradas MGS, Bracelete Mágico MGS) ou 72 (Botas Encantadas MGS)
Vitalidade = 21 (Base) ou até 204 (Se for Tanker, aumenta tudo que puder)

- Equipamentos -
Varinha Wyvern MGS;
Cajado do Dragão MGS;
Roupão Archon MGS;
Cosmos MGS OU Escudo Kite/Torre AS/ATA OU Escudo Chama AS OU Escudo Grande AS;
Botas de Elfo MGS OU Botas Longas MGS OU Botas Sagradas MGS OU Botas Encantadas MGS;
Luvas Sagradas MGS OU Luvas de Bronze MGS OU Luvas Anjo MGS;
Bracelete Longo OU Bracelete Elfo MGS OU Bracelete Mágico MGS OU Bracelete Santo MGS;
Celesto MGS OU Mirage MGS OU Inferna MGS;
Colar e Anéis Selados MGS (os melhores que puder).

- Skills - (Full Power)
Agonia 8;
Escudo 9;
Terremoto 10;
Espírito Elemental 10;
Ondas de Fogo 4;
Meteoro 10;
Resto no LVL 1;
Não sobra nenhum SP ou EP.

- Skills - (True Power)
Agonia 8;
Raio da Morte 4;
Escudo 8;
Terremoto 8;
Espírito Elemental 10;
Ondas de Fogo 4;
Meteoro 10;
Resto no LVL 1;
Não sobra nenhum SP ou EP.

- Skills - (Power)
Agonia 8;
Raio da Morte 7;
Escudo 8;
Terremoto 5;
Espírito Elemental 10;
Ondas de Fogo 4;
Meteoro 10;
Resto no LVL 1;
Não sobra nenhum SP ou EP.

- Skills - ("Hunter Bless")
Agonia 8;
Raio da Morte 7;
Escudo 8;
Terremoto 5;
Espírito Elemental 10;
Chama Elemental 4;
Distorção 10;
Resto no LVL 1 (incluindo Meteoro);
Não sobra nenhum SP ou EP.

- Skills - (Híbrido)
Agonia 8;
Zenith 7;
Escudo 8;
Terremoto 5;
Espírito Elemental 10;
Distorção 4;
Meteoro 10;
Resto no LVL 1;
Não sobra nenhum SP ou EP.

- Skills - (Tanker)
Agonia 8;
Zenith 6;
Mestre da Mente 6;
Escudo 8;
Espírito Elemental 10;
Distorção 8;
Meteoro 6;
Resto no LVL 1 (incluindo Terremoto);
Não sobra nenhum SP ou EP.

Capítulo 4
Nível 102 - As Builds Consagradas

Finalmente, é chegado o momento das Builds.

As Builds estão na ordem da mais Power para a mais Tanker. Cada uma dessas Builds tem um propósito e vai se encaixar com o jeito de jogar e os objetivos de cada jogador. Vale lembrar que isto que eu estou postando não é uma regra, mas é o que eu acredito ser o melhor para se fazer com um Mago.

Se você não gostou de nenhuma dessas Builds, não se preocupe: é só voltar aos Capítulos 1 e 2 e, a partir daí, criar a sua própria Build. Ou ainda, você também pode adaptar qualquer detalhe de uma Build aqui citada para ajustar o seu Mago à sua maneira.

Agora, vamos às Builds! Wink

Build 01
Full Power
by Planta & Fullmet4l

Esta é a Build que representa o máximo poder de ataque que um Mago pode alcançar. "Mas como pode um Mago ficar vivo com Vitalidade Base?", perguntam... Pois bem, aqui está um vídeo do Mago Fullm4tal em Ice 2: lá ele mata 2 Nevascas ao mesmo tempo com seu Terremoto 10 e sua Vitalidade Base, usando o Combo de Skills (consulte a Build "True Power") e sem descuidar da sua defesa. Big Grin

Isso se mostrou possível a partir do momento em que um Mago (o Planta) resolveu substituir os pontos de Vitalidade por um Escudo Energético LVL 10. Assim, os pontos outrora destinados à Vitalidade foram todos para a Inteligência, numa ajuda mútua (mais MP, mais fácil de aguentar a perda do MP da Bolha). E quem ganha com isso é o poder das magias de ataque no LVL 10!

O resultado é a máquina de matar monstros em área que conhecemos agora como Mago Full Power. O seu set de Status e Equipamentos é o do "Arch Mage" ou do "Oracle Mage" (Capítulo 1) e o seu set de Skills é baseado no "Set 01" de SP's e no "Set 01" de EP's (Capítulo 2).

- Status (Pure) -
Força = 16 (Base)
Inteligência = 572 a 576 (Tudo que puder)
Talento = 77 a 81 (Roupão Eterno MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 21 (Base)

- Status (Semi-Pure) -
Força = 53 a 56 (Varinha Oráculo ou Cajado Celestial MGS)
Inteligência = 416 a 423 (Tudo que puder)
Talento = 77 a 81 (Varinhas, Cajados e Roupões MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 21 (Base)

- Equipamentos -
Varinha Arch MGS (Cel Mix - Pure) OU Varinha Oráculo, Cajado Celestial MGS (Aging - Semi-Pure);
Cajado Gótico;
Roupão Eterno MGS (Aging);
Orbital Arvenus  MGS (Aging);
Botas de Elfo MGS;
Luvas Sagradas MGS;
Bracelete Longo;
Bellum MGS;
Colar e Anéis Místicos MGS.

- Skills -
Agonia 8;
Escudo 10;
Terremoto 10;
Espírito Elemental 10;
Ondas de Fogo 10;
Meteoro 10;
Resto no LVL 1.
Obs: Estas skill's estão incompletas, estão sobrando 5 SP's, para resolver isso deve-se decidir qual dos 3 caminhos a se seguir, segundo o "Set 01" de SP's.

Build 02
True Power
by Pedro & HellShAdOw88

Esta é a Build que iniciou a revolução no conceito de Power para Magos. Estudando as Skills de ataque e o seu delay, chegou-se à conclusão de que era possível fazer um Combo de Skills onde o delay delas se encaixa perfeitamente: Terremoto -> Ondas de Fogo -> Terremoto -> Meteoro -> Terremoto -> Ondas de Fogo -> Terremoto -> Distorção -> começa tudo de novo com Terremoto.

Assim, alternando as suas melhores Skills de ataque, o Mago pode contornar o delay delas. Além disso, como este Mago tem muita Inteligência, MP não fará falta para ele. A partir daí, o Mestre da Mente se tornou menos importante e o Terremoto pôde aumentar de LVL (de 5 para 8, ou até para 10).

O resultado é uma Build destruidora e extremamente querida, conhecida como True Power. O seu set de Status e Equipamentos é o do "Arch Mage" ou "Oracle Mage" (Capítulo 1) e o seu set de Skills é baseado no "Set 02" de SP's e no "Set 01" de EP's (Capítulo 2).

- Status (Pure) -
Força = 16 (Base)
Inteligência = 512 (Valor divisível por 8)
Talento = 77 a 81 (Roupão Eterno MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 81 a 85 (Ajuste de acordo com o Talento)

- Status (Semi-Pure) -
Força = 53 a 56 (Varinha Oráculo ou Cajado Celestial MGS)
Inteligência = 480 (Valor divisível por 8)
Talento = 77 a 81 (Varinhas, Cajados e Roupões MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 73 a 81 (Ajuste de acordo com a Força e o Talento)

- Status (Alternativa) -
Força = 53 a 56 (Varinha Oráculo ou Cajado Celestial MGS)
Inteligência = 504 (Valor divisível por 8)
Talento = 77 a 81 (Varinhas, Cajados e Roupões MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 49 a 57 (Ajuste de acordo com a Força e o Talento)

- Equipamentos -
Varinha Arch MGS (Cel Mix - Pure) OU Varinha Oráculo, Cajado Celstial MGS (Aging - Semi-Pure/Alternativa);
Cajado Gótico;
Roupão Eterno MGS (Aging);
Orbital Arvenus MGS (Aging);
Botas de Elfo MGS;
Luvas Sagradas MGS;
Bracelete Longo;
Bellum MGS;
Colar e Anéis Místicos MGS.

- Skills -
Agonia 8;
Mestre da Mente 5;
Escudo 10;
Terremoto 8;
Espírito Elemental 10;
Ondas de Fogo 10;
Meteoro 10;
Resto no LVL 1.
Obs: Sobram 3 SP's, que devem se ajustados segundo o "Set 02" de SP's

Build 03
"Hunter Bless" Power
by Makalobo

Outra revolução aconteceu quando um Mago decidiu usar Raio da Morte 10. "Mas esta skill é só mais uma de ataque do Mago... e quem é que vai upar Raio da Morte quando se tem Agonia, Mestre da Mente, Escudo, Terremoto e Fadinha para upar?", perguntam os Magos da "velha guarda"...

Agora, é hora de explicar as vantagens do Raio da Morte. Raio da Morte é a skill de ataque mais rápida do Mago (atira 1 Raio a cada 1 segundo); pode ser usada no botão esquerdo do Mouse, facilitando a troca de skills no botão direito; por fim, o Raio da Morte perfura qualquer defesa e resistência de qualquer monstro ou jogador, causando dano integral em todos os tiros. Ou seja, Raio da Morte é, sem dúvida, a melhor skill de ataque 1x1 do Mago.

É baseado neste poder do Raio da Morte que se criou uma Build de Mago específica para Hunt 1x1, que se chama "Hunter Bless" Power. O seu set de Status e Equipamentos é o do "Arch Mage" ou do "Oracle Mage" (Capítulo 1) e o seu set de Skills é baseado no "Set 03" de SP's e no "Set 02" de EP's (Capítulo 2).

- Status (Pure) -
Força = 16 (Base)
Inteligência = 488 (Valor divisível por 8)
Talento = 77 a 81 (Roupão Eterno MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 105 a 109 (Ajuste de acordo com o Talento)

- Status (Semi-Pure) -
Força = 53 a 56 (Varinha Oráculo ou Cajado Celestial MGS)
Inteligência = 464 (Valor divisível por 8)
Talento = 77 a 81 (Varinhas, Cajados e Roupões MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 89 a 96 (Ajuste de acordo com a Força e o Talento)

- Equipamentos -
Varinha Arch MGS (Cel Mix - Pure) OU Varinha Oráculo, Cajado Celestial MGS (Aging - Semi-Pure);
Cajado Gótico;
Roupão Eterno MGS (Aging);
Orbital Arvenus MGS (Aging);
Botas de Elfo MGS;
Protetores Leves MGS;
Bracelete Longo;
Bellum MGS;
Colar e Anéis Místicos MGS.

- Skills -
Agonia 8;
Mestre da Mente 4;
Raio da Morte 10;
Escudo 8;
Terremoto 5;
Espírito Elemental 10;
Chama Elemental 10;
Distorção 10;
Resto no LVL 1.

Build 04
Power

Este é o Mago Power da "velha guarda". Se há uma coisa que podemos tirar de valor da tradição, é a sua experiência. Assim o primeiro Mago realmente poderoso foi construído, assim se faz o Mago há um bom tempo atrás.

O Mago Power é o perfeito matador dos mobs infinitos de Trone ou do HS de DS. O seu set de Status e Equipamentos é o do "Arch Mage" ou do "Oracle Mage" (Capítulo 1), podendo variar a preferência entre Escudo Torre ou Orbital. O seu set de Skills é baseado no "Set 03" de SP's e no o "Set 01" de EP's (Capítulo 2).

- Status (Pure) -
Força = 16 (Base)
Inteligência = 440 (Valor divisível por 8)
Talento = 77 a 81 (Roupão Eterno MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 153 a 157 (Ajuste de acordo com o Talento)

- Status (Semi-Pure) -
Força = 53 a 56 (Varinha Oráculo ou Cajado Celestial MGS)
Inteligência = 408 (Valor divisível por 8)
Talento = 77 a 81 (Varinhas, Cajados e Roupões MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 145 a 152 (Ajuste de acordo com a Força e o Talento)

- Equipamentos -
Varinha Arch MGS (Cel Mix - Pure) OU Varinha Oráculo, Cajado Celestial MGS (Aging - Semi-Pure);
Cajado Gótico;
Roupão Eterno MGS (Aging);
Orbital Arvenus MGS (Aging - Pure ou Semi-Pure) OU Escudo Torre AS (Mix ou Aging - Semi-Pure);
Botas de Elfo MGS;
Protetores Leves MGS;
Bracelete Longo;
Bellum MGS;
Colar e Anéis Místicos MGS.

- Skills -
Agonia 8;
Zenith 4;
Raio da Morte 10;
Escudo 8;
Terremoto 5;
Espírito Elemental 10;
Onda de Fogo 10;
Meteoro 10;
Resto no LVL 1.

Build 05
Híbrido

Este é o Mago que não sai de moda. Todo dia, criam-se novos Magos e os adeptos dos Magos Híbridos sempre estão surgindo. E o motivo é que este Mago se aprimora naquilo que ele faz de melhor: tankar e matar ao mesmo tempo. É, portanto, uma ótima opção para upar solo.

Sabe aqueles Magos de Varinha + Escudo ou de Cajado, que vivem upando solo nos HS's de DS ou S1? Eles são o exemplo perfeito do Híbrido. O seu set de Status e Equipamentos é o do "Arch Mage" ou do "Oracle Mage" ou do "Blaze Mage" ou do "Great Mage" (Capítulo 1) e o seu set de Skills é baseado no "Set 03" ou no "Set 04" de SP's e também no "Set 03" de EP's (Capítulo 2).

- Status (Pure) -
Força = 16 (Base)
Inteligência = 344 (Valor divisível por 8)
Talento = 77 a 81 (Roupão Eterno MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 249 a 253 (Ajuste de acordo com o Talento)

- Status (Shield) -
Força = 53 a 56 (Varinha Oráculo ou Cajado Celestial MGS) ou 62 (Escudo Chama AS) ou 79 (Escudo Grande AS)
Inteligência = 320 a 336 (Valor divisível por 8)
Talento = 77 a 81 (Varinhas, Cajados e Roupões MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 210 a 224 (Ajuste de acordo com a Inteligência, a Força e o Talento)

- Equipamentos -
Varinha Arch MGS (Cel Mix - Pure) OU Varinha Oráculo, Cajado Celestial MGS (Aging - Shield);
Cajado Gótico;
Roupão Eterno MGS (Aging);
Orbital Arvenus MGS (Aging - Pure) OU Escudo Torre AS (Mix ou Aging) OU Escudo Chama AS (Mix ou Aging) OU Escudo Grande AS (Mix ou Aging);
Botas de Elfo MGS;
Protetores Leves MGS;
Bracelete Longo;
Bellum MGS;
Colar e Anéis Místicos MGS.

- Skills -
Agonia 8;
Zenith 10;
Mestre da Mente 4;
Escudo 8;
Terremoto 5;
Espírito Elemental 10;
Onda de Fogo 1 ou 2;
Distorção 9 ou 10;
Meteoro 10;
Resto no LVL 1.

Build 06
Tanker

Dizem que o Mago é um personagem capaz de tankar horrores... e quem diz isso está certíssimo. Isso não significa que todos os Magos são Tankers, mas significa que, quando alguém usa uma Build Tanker com o seu Mago, ele construiu um personagem virtualmente imortal.

Acho que todos neste Forum conhecem o MagoCapeta42, o Mago Superstar produtor dos vídeos "Capeta's Greatest Hits". Pois bem: em alguns vídeos, ele testou a capacidade de tankar de um Mago usando uma Build Tanker.

O resultado é bem conhecido: uma dia, ele conseguiu reunir 15 personagens entre os níveis 7x e 9x para bater nele em BC com suas melhores skills... e tankou fácil!!! Quem não conhece o vídeo, pode vê-lo em Bate no Capeta ( Parte 3 ).

Para quem adora tankar, a melhor Build é a do Tanker. O seu set de Status e Equipamentos é o do "Arch Mage" ou do "Oracle Mage" ou do "Blaze Mage" ou do "Great Mage" (Capítulo 1) e o seu set de Skills é baseado no "Set 05" de SP's e no "Set 04" de EP's (Capítulo 2).

- Status (Pure) -
Força = 16 (Base)
Inteligência = 264 (Roupão Eterno MGS + Valor divisível por 8)
Talento = 77 a 81 (Roupão Eterno MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 329 a 333 (Ajuste de acordo com o Talento)

- Status (Shield) -
Força = 53 a 56 (Varinha Oráculo ou Cajado Celestial MGS) ou 62 (Escudo Chama AS) ou 79 (Escudo Grande AS)
Inteligência = 264 (Roupão Eterno MGS + Valor divisível por 8)
Talento = 77 a 81 (Varinhas, Cajados e Roupões MGS)
Agilidade = 14 (Base)
Vitalidade = 266 a 296 (Ajuste de acordo com a Força e o Talento)

- Equipamentos -
Varinha Arch MGS (Cel Mix - Pure) OU Varinha Oráculo, Cajado Celestial MGS (Aging - Shield);
Cajado Gótico;
Roupão Eterno MGS (Aging);
Orbital Arvenus MGS (Aging - Pure) OU Escudo Torre AS (Mix ou Aging) OU Escudo Chama AS (Mix ou Aging) OU Escudo Grande AS (Mix ou Aging);
Botas de Elfo MGS;
Luvas Sagradas MGS;
Bracelete Longo;
Bellum MGS;
Colar e Anéis Místicos MGS.

- Skills -
Agonia 8;
Zenith 10;
Mestre da Mente 8;
Escudo 8;
Espírito Elemental 10;
Distorção 10;
Meteoro 10;
Resto no LVL 1 (incluindo Terremoto).


Uffa... acabou! Rolleyes

Agradecimentos:

- Makalobo, mestre máximo dos Magos no Forum Oficial Priston;
- SlipknoTxT, o lendário Mago mais poderoso do BPT;
- RadcaL, mestre máximo da evolução dos Magos;
- Capeta42, o mais famoso Mago Tanker e testador de Builds (Capeta42's Greatest Hits);
- desnickadu, grande conhecedor dos personagens da tribo Morion e mestre da pesquisa (aprenda a pesquisar com ele);
- HellShAdOw88, "The True Mage" (para ele, os outros Magos são "posers");
- Pedro, mestre máximo da comunidade Mago - Priston Tale, do orkut;
- Fulmet4l, o Mago "Full Power" (pra ele, Mago tem que matar MUITO);
- Sfohart, Mago True Power, pesquisou o tópico dos itens de nível 100;
- Arkad, alertou-me que os Equipamentos de nível 100 não aumentam de nível com o Aging.

Conteudo resgatado do old forum Priston Tale e editado por Sagdso.

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